A implantação de duas catracas nos ônibus que fazem a linha Troncal no transporte coletivo de Caxias do Sul reduziu em média cinco minutos o tempo de embarque dos passageiros. A diferença foi constatada nos três pontos mais utilizados da área central: Catedral, Ópera e Praça da Bandeira.
Segundo o Secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, o embarque nessas paradas chegava a levar até 10 minutos em horários de pico no início de maio, pouco depois da inclusão das últimas linhas no sistema. O problema ocorria especialmente quando havia muitos passageiros que faziam o pagamento em dinheiro e prejudicava a velocidade operacional do sistema. O tempo perdido em apenas um embarque, por exemplo, equivale à metade do tempo de percurso entre as duas estações.
A inclusão da segunda catraca ocorreu de forma experimental em 12 de maio em um dos ônibus. A medida retira três assentos de cada coletivo, mas agiliza o embarque porque uma das catracas é destinada a pagamento em dinheiro e outra para cartão.
Até agora 16 dos 22 ônibus da linha Troncal já receberam o equipamento. Os demais são utilizados apenas como reforço e vão receber a nova catraca aos poucos. Não há previsão de instalação em outras linhas porque o impacto não é tão grande quanto na linha Troncal.
Gaúcha
SIM Caxias: segunda catraca reduz tempo de embarque em cinco minutos
Medida foi adotada na Linha Troncal devido à demora no acesso dos passageiros
GZH faz parte do The Trust Project