Santa Maria teve a terceira morte por Gripe A confirmada em 2016. Segundo a Vigilância em Saúde do município, a confirmação veio do Laboratório Central do Estado (Lacen).
A terceira vítima é uma mulher de 47 anos que passou pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município. Ela morreu em maio, mas a confirmação de que a causa do óbito foi por Gripe A saiu nesta semana. O último balanço da Secretaria Estadual de Saúde aponta duas mortes pela doença em Santa Maria. O terceiro óbito deve estar incluído no próximo levantamento, divulgado sempre às sextas-feiras.
As outras duas vítimas da doença são uma mulher de 48 anos que tinha diabetes e uma estudante de Medicina de 22 anos. No total, são seis casos confirmados de Gripe A em Santa Maria em 2016, três deles com óbito.
Na campanha de vacinação, 101,6 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe no município. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michel, há poucas doses restantes.
Na região, além de Santa Maria, houve cinco mortes em São Gabriel, três em Cachoeira do Sul e uma em São João do Polêsine. Em todo o Rio Grande do Sul, são 122 mortes em 2016, de acordo com o último balanço.