Acaba no próximo domingo (19) o prazo para moradores de Santa Maria entregarem documentos para garantirem a regularização de edificações. O cadastro imobiliário da prefeitura aponta que há 47 mil casos com alguma irregularidade, mas apenas 1,3 mil proprietários levaram os documentos até agora.
São situações como de puxadinhos, prédios e pavilhões que estão registrados como irregulares após recadastramentos imobiliários. Esses proprietários já vêm pagando a mais no IPTU devido à falta de atualização junto à prefeitura. Além disso, os donos não podem comercializar esses imóveis nem obter alvará de localização, em casos de estabelecimentos comerciais. Quem tiver dúvidas sobre a situação, pode consultar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano pelo telefone 3921-7068.
Como o prazo encerra no domingo, a secretaria receberá até a sexta-feira a documentação e, se houver necessidade, fará um mutirão no final de semana para encaminhar a regularização, que começou há 18 meses. Neste primeiro momento, moradores devem entregar informações sobre o proprietário, o imóvel e o responsável técnico. A partir disso, uma taxa é gerada para que o protocolo seja iniciado.