Uma confusão marcou a retirada de estudantes do prédio da Secretaria Estadual da Fazenda, em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira. Alunos do Comitê das Escolas Independentes, municipários e professores foram dispersados com spray de pimenta. Conforme o tenente-coronel Mario Ikeda, comandante do Policiamento da Capital, 43 pessoas foram detidas. Os envolvidos foram levados ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), da Polícia Civil, onde prestam depoimento.
Leia mais:
Após negociação com governo, estudantes decidem desocupar escolas e AL
Professores mantêm ocupação no Centro Administrativo do Estado
Acompanhe ao vivo:
O grupamento de Choque da Brigada Militar chegou ao local para desocupar o prédio por volta das 10h30min. Em seguida, outro grupo, formado por servidores do município e professores que se manifestavam pelo Centro, se juntou aos estudantes. Duas vans com estudantes deixaram o local. De acordo com um aluno que estava na ocupação, o grupo era composto por 60 jovens.
Os secundaristas são contra o acordo firmado para desocupação das escolas e reivindicam mais verba para melhoria das escolas: R$ 240 milhões, e não os R$ 40 milhões garantidos pela Secretaria Estadual da Educação, e retirada em definitivo do PL 44/2016 e do PL 190/2015. A escolha da sede da Fazenda, conforme os alunos, está ligada à questão da liberação de recursos.
Veja fotos da desocupação: