A segunda edição do Caxias Eco Fashion começa nesta quarta-feira escancarando a ideia de reaproveitamento. No Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, serão desfilados 32 looks feitos com insumos de toda ordem: sobras de tricô, lã e tecidos de forro de sapatos coletados pelo Bando do Vestuário de Caxias. São muitos materiais, um propósito central.
Leia mais
Isabel Sommer abre quinta-feira a mostra "Percurso", em Caxias do Sul
Bucho: uma relação de amor e ódio entre os moradores da Serra Gaúcha
Trigêmeos de Caxias do Sul participam de comercial em rede nacional
– Quero fortalecer a ideia de que é possível o design contemporâneo e com valor percebido numa instituição municipal voltada para a comunidade – diz o estilista Walter Rodrigues, que assina o desfile desta primeira noite do Caxias Eco Fashion.
A riqueza de materiais e recursos para exercitar moda consciente animam estilista. Se a indústria da moda gera muito resíduo, ecológico é dar destino a eles. O resultado desta primeira experiência, que ele quer que se repita por outros criadores no ano que vem, é um patchwork de possibilidades com peças multicoloridas, uma série marinheiro, vestidos e casacos sem forro. A parceria com os sapatos Louloux, feito artesanalmente com aparas, fazem das restos o luxo da passarela.
Em sintonia com a primeira noite, amanhã a passarela do Caxias Eco Fashion será ocupada por criações de Rafaela Tomazzoni, Ana Casara, Up Man, Carolina Potrich, Volver e Mole Bags e Carlos Bacchi. Tecnologia que fala de sustentabilidade, feito à mão, mercado inclusivo e de especialização de mão obra, de tecidos à base de bambu, crochê com tingimento natural, fios de seda orgânicos são recursos ecológicos evidenciados nas peças.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
No conceito e no contexto do que o Caxias Eco Fashion propões, o diretor artístico do desfile aposta na ideia de reconstrução que a moda permite.
– Caxias é uma cidade onde a preocupação com a ideia do sustentável é presente. Por que não reforçar também a mensagem da moda sustentável, que é ainda frágil no país, podendo alçar voos no Brasil e no mundo para este selo?! – desafia Walter Rodrigues.
Programação do 2º Caxias Eco Fashion:
Workshop Moda e Sustentabilidade
Data: 1º de junho
Horário: 19 horas
Local: Auditório – Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva
Público-alvo: empresários do setor criativo, estudantes e comunidade em geral
Entrada: franca (facultativa a doação de ração para animais)
Palestrante: Dra.Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho (USP)
Desfile 1 - Banco de Vestuário por Walter Rodrigues
Data: 1º de junho
Horário: 20h30min
Local: Sala Caxias Eco Fashion – Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva
Entrada: somente com convite
Desfile 2 - Moda Sustentável (Direção Criativa: Walter Rodrigues)
Rafaela Tomazzoni
Ana Casara
Up Man
Carolina Potrich
Volver
Carlos Bacchi
Mais informações no site do evento: www.smacaxias.com.br