Um ato de crueldade contra um cão levou moradores de São Borja a organizar uma manifestação para pedir justiça contra maus-tratos aos animais. Neste domingo, uma caminhada deve iniciar às 16h, no Parque General Vergas (Parcão), e seguir até a Câmara de Vereadores da cidade. Durante o evento, a população também irá pedir uma lei municipal sobre o tema. Caso chova, o evento será adiado.
Leia mais:
Atropelamento proposital de cachorro causa revolta em Santa Cruz do Sul
Moradores fazem cãominhada pedindo justiça por morte de cão
Homem morre atropelado ao tentar resgatar cachorro em Porto Alegre
O caso que estimulou a mobilização da população da cidade ocorreu na última terça-feira. Um cão foi encontrado com os órgãos genitais mutilados em frente a um supermercado da cidade. A administradora da Associação dos Colaboradores e Protetores dos Animais de São Borja (Acopasb), Marta Braga, que recolheu o cachorro para tentar salvá-lo, afirma que o animal teve de ser sacrificado devido à gravidade dos ferimentos.
Após registro de ocorrência por moradores, o caso passou a ser investigado pelo Ministério Público, sob tutela do promotor Robson Jonas Barreiro. Ele afirma que a apuração está no início, mas já há um suspeito. De acordo com as testemunhas que já foram ouvidas, a pessoa mora próxima do local em que o cão foi encontrado. O promotor ainda ressalta que há a possibilidade de mais pessoas estarem envolvidas no ato e que faltam testemunhas importantes a serem ouvidas.
Lucas Leivas Jacques, veterinário da Acopasb, manifestou indignação a respeito do ocorrido em post no Facebook. Ele comenta que a sensação de dever cumprido como profissional e ser humano se mistura com a repulsa por pessoas que cometem esse tipo de atrocidade.