Um grupo de pelo menos 30 pessoas realizou intervenções rápidas contra o presidente interino Michel Temer durante a Noite dos Museus, neste sábado, em Porto Alegre. O evento, que ocorre até a meia-noite, envolve oito espaços culturais da Capital que abriram as portas para receber visitantes em um horário fora do convencional. Além das exposições, apresentações artísticas integram a programação.
Portando cartazes e bradando frases como "Fora, Temer" e "Pela arte, pela cultura, não ao golpe, não à ditadura", o grupo fez atos nos museus localizados na área central da Capital. A ideia, conforme a professora de Artes Ana Albani, integrante da organização, é manifestar contrariedade ao governo do presidente interino e também à sua decisão de extinguir o Ministério da Cultura (MinC), da qual ele já anunciou que voltou atrás e vai recriar a pasta.
Leia mais:
Após polêmica, Michel Temer decide recriar Ministério da Cultura
Em Paris, exibição de "Aquarius" é seguida por ato contra Temer
Ocupação no Iphan de Porto Alegre segue após anúncio de volta do MinC
Uma das intervenções ocorreu no Memorial do Rio Grande do Sul e, ao final, o grupo foi aplaudido pelos visitantes do evento.
– Nossa ideia é manifestar a importância de termos um Ministério da Cultura que tenha autonomia, pluralidade, diversidade, o que só pode acontecer dentro de um ministério e não em uma secretaria. E também, a questão econômica (alegada para a extinção do MinC) não se justifica, pois a Cultura já tem o menor orçamento – destacou Ana.
Ela afirmou ainda que a Noite dos Museus foi escolhida para sediar os atos por ser um evento que demonstra a importância da cultura.
– O público que está aqui mostra isso, que há interesse pela cultura. O evento é totalmente coerente com a nossa ação.
Mesmo diante do anúncio de Temer de que irá recriar o MinC, Ana afirmou que o grupo decidiu realizar os atos porque é preciso questionar de que forma será composto este ministério.
– Não importa apenas a existência, mas também qual vai ser o seu programa, se terá políticas públicas com continuidade, com diversidade – disse.