O ministério do novo governo de Michel Temer tem um representante de Santa Maria e região. O general-de-Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, que foi comandante da 3ª Divisão do Exército em Santa Maria e é natural de Cruz Alta, assumiu a Secretaria de Segurança Institucional. Esse gabinete com status de ministério havia sido extinto por Dilma em 2015 e foi recriado por Temer.
Etchegoyen teria sido indicado ao cargo pelo ex-ministro santa-mariense Nelson Jobim e também pelo atual comandante do Exército, o general Eduardo Villas Bôas, também nascido em Cruz Alta e amigo de infância do novo ministro. Etchegoyen já havia trabalhado como assessor especial e chefe do Núcleo de Implantação da Estratégia Nacional de Defesa no gabinete de Nelson Jobim, quando ele foi ministro da Defesa no governo Lula.
Leia outras notícias de Política
A secretaria de Etchegoyen vai assessorar o presidente sobre assuntos militares e de segurança, realizará a segurança pessoal de Temer e dos palácios do poder, coordenará as atividades de inteligência e segurança da informação e apoiará o funcionamento do Conselho de Defesa Nacional. Além disso, comandará a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), responsável pelos serviços de espionagem. Uma das principais tarefas da Abin será apoiar o esquema de segurança na Olimpíada do Rio.
Cidade do Líbano celebra chegada de Michel Temer ao poder no Brasil
Etchegoyen é casado, tem três filhos e dois netos, e possuiria um perfil mais linha dura. Em 2014, o nome de seu pai, Leo Etchegoyen, morto em 2003, foi incluído na lista de militares que teriam cometido crimes na ditadura. Na época, o militar e a família divulgaram nota dizendo serem levianas as acusações feitas pela Comissão da Verdade.
Governo Temer
General que comandou a 3ª DE de Santa Maria assume ministério em Brasília
Sérgio Etchegoyen é natural de Cruz Alta, assumiu a Secretaria de Segurança Institucional
GZH faz parte do The Trust Project