Para enfrentar o frio, os alunos do Colégio Estadual Ildo Meneghetti, na Restinga, Zona Sul de Porto Alegre, utilizam filme plástico e papelão para cobrir as janelas que estão com vidros quebrados. Segundo a diretora, Carla Guimarães, quatro salas de aula tiveram as vidraças estilhaçadas em atos de vandalismo e em um arrombamento que ocorreu no final de fevereiro.
A orientação é de que os alunos venham mais agasalhados para enfrentar as baixas temperaturas:
– Tapamos alguns vidros, mas também deixamos as salas abertas para ventilar e evitar a contaminação por gripe – esclarece Carla.
Leia mais:
Banda do Colégio Ildo Meneghetti recomeça com união
Sensação térmica chega a -5,5ºC no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira
A escola, que tem 1.750 estudantes, também foi atingida pelo temporal de 29 de janeiro. Recursos foram repassados para a troca de telhas, cumeeiras e calhas, mas não podem ser usados para substituir os vidros. Para danos relacionados ao vandalismo, explica a diretora, deve ser utilizada a verba de autonomia financeira, que está com repasses atrasados.
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) confirma que o pagamento de janeiro foi quitado apenas no dia 15 do mês atual, restando ainda repassar os valores de fevereiro, março e abril. A Seduc admite que a prioridade é pagar os salários dos servidores e, por isso, ainda não tem previsão de quando deve colocar em dia o repasse das escolas.
Fale com o DG
Você também está enfrentando dificuldades com o frio devido a problemas de infraestrutura em sua escola? Se está, entre em contato com o DG pelo WhatsApp 9731-4654 e nos dê o seu relato.
Leia mais notícias do dia
Curta nossa página no Facebook