Cerca de mil veículos, entre carcaças e carros com a lataria inteira, apodrecem ao relento no que já foi o Centro de Remoção e Depósito 170 (CRD170) do Detran/RS, na Estrada do Cocão, em Viamão. Descredenciado do órgão em 28 de abril de 2014, a pedido do proprietário, o local até então recebia veículos removidos em função de medida administrativa ou de determinação de autoridade policial/judicial. Hoje, a área é um cemitério de veículos, espaço para andarilhos e usuários de drogas e, ainda, vem sendo alvo de furtos de peças para carros e caminhões.
Na segunda-feira passada, entre meio-dia e 13h, a reportagem do Diário Gaúcho flagrou pelo menos nove homens e uma mulher circulando na área em quatro carros diferentes. Todos retiravam peças – entre para-lamas e tampas de porta-malas – e guardavam nos próprios carros. Dois carros chegaram juntos, outros dois permaneceram por cerca de 30 minutos. Apesar do aviso no portão de que o depósito está fechado, os invasores o abriram e entraram sem temer qualquer fiscalização.
Falta de segurança
Quem vive na região reclama da falta de segurança e do medo do mosquito da dengue, já que a maior parte dos veículos abandonados apresenta água parada. – Eles (os invasores) não perdoam nem as telhas. Estão levando tudo e passando pelos terrenos vizinhos. Temos medo do que pode acontecer – contou uma moradora.
Documentos com cópias de identidade e de carteiras de motoristas foram encontrados jogados nos três prédios abandonados dentro do terreno. Pela área, centenas de carcaças do que um dia foram motocicletas estão jogadas ao relento, assim como peças de veículos deixadas às pressas por quem pretendia furtá-las. Dezenas de rádios estão largados em outro ponto. Um caminhão teve a parte de alumínio da carroceria completamente retirada. Nenhum veículo tem placa. Percorrendo a área, o que se percebe é que parte deles poderia estar em bom estado se não tivesse sido alvo dos furtos.
Foco de mosquitos
Na manhã de ontem, ao saberem da reportagem, técnicos das secretarias municipal e estadual da Saúde estiveram no local e admitiram se tratar da maior área abandonada da região com foco de mosquitos. Amostras de larvas foram recolhidas para análise em laboratório e foi realizado o primeiro tratamento com larvicida.
– Este é, sem dúvida, o maior criador de mosquitos já encontrado na nossa região – afirmou o representante da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado e responsável pela supervisão da Dengue em Viamão, Jair Martins.
O coordenador do programa de Combate a Endemias de Viamão, Luis Augusto Carvalho, salientou que não tinha o conhecimento do depósito abandonado, pois não é possível visualizá-lo da estrada.
– É importante destacar também que o local está situado numa área afastada do centro urbano e cercado por mato fechado – complementou.
A partir de agora, o local será monitorado a cada 15 dias, como ponto estratégico, pela Secretaria Municipal de Saúde de Viamão, por meio do Programa de Combate a Endemias, recebendo as visitas dos agentes até que os veículos sejam retirados do local. Também será encaminhado um relatório para a Sala Estadual de Monitoramento para o combate ao mosquito Aedes aegypti, para conhecimento do caso e futuras cobranças junto aos órgãos estaduais para recolhimento dos veículos.
Veículos sob tutela do Estado
Por meio da assessoria de imprensa, o Detran/RS reconhece o problema e admite que os veículos ainda na área estão sob a tutela do Estado. Em nota, o órgão afirmou que "todo material que for relativo à remoção e guarda dos veículos será recolhido durante a operação de translado. No momento, não há previsão de término (da retirada dos veículos) face às circunstâncias e fatores, como intempéries, segurança, condições dos veículos."
Ainda em 2014, o Detran/RS afirma ter aberto processo de credenciamento para CRDs no município e credenciou, no ano passado, outra empresa em Viamão, que receberá os veículos/sucatas que estão nesse pátio. O órgão garante que está, desde então, realizando a operação de translado dos veículos do antigo pátio do CRD0170 para o do novo credenciado, CRD JAP, localizado a menos de 1km do local antigo.Com relação à segurança, o Detran afirma que "no caso de ser verificado cometimento de crime no local, deverá o fato ser comunicado à Polícia Civil".
Para denunciar um local que tenha criadouros do mosquito Aedes, basta ligar para o Fala Cidadão da Prefeitura de Viamão, pelo telefone 156 (ligação gratuita de Viamão) ou pelo e-mail falacidadao156@gmail.com.