A General Motors (GM) vai demitir cerca de 300 trabalhadores do Complexo Industrial de Gravataí, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do município. O presidente da entidade, Valcir Ascari, informou que foi notificado pela empresa de forma verbal. Os empregados que serão desligados são os que estão em layoff, cujos contratos vencem neste sábado.
Conforme Ascari, o sindicato vai elaborar uma estratégia para tentar evitar as demissões. Ele afirma que neste ano a empresa chegou a ter um total de 791 funcionários em layoff e que a justificativa apresentada para fazer os desligamentos é de que "o mercado não está reagindo".
Leia mais:
Futuros investimentos da GM em Gravataí ameaçados pela recessão
Vidas em layoff: três meses depois, o que mudou para os trabalhadores afetados pela crise no RS
– A GM está mandando telegramas para os trabalhadores para informar a decisão. A empresa tem em torno de 3,5 mil funcionários em Gravataí – relata Ascari.
Por meio de nota, a GM informou que mais da metade dos cerca de 800 empregados que haviam entrado em layoff no ano passado retornou ao trabalho, mas que "houve queda de mais de 26% nas vendas da indústria apenas nos primeiros quatro meses de 2016" e que a "esperada recuperação do mercado, infelizmente, não aconteceu".