A madrugada de sexta-feira trouxe mais uma vez frio recorde em 2016 para Santa Catarina. Os termômetros marcaram –4°C em Urupema por volta das 3h. A noite começou com céu aberto e formação de geada, mas o retorno da nebulosidade diminuiu a intensidade do frio e o amanhecer já estava mais ameno, em torno de 0°C. A tendência é que a onda de frio perca força a partir da tarde desta sexta e ao longo do fim de semana.
Eram ainda 21h de quinta-feira quando os carros estacionados pela rua da cidade de Urupema já tinha uma fina camada de gelo sobre a lataria. O frio se intensificou durante a noite, mas perdeu força com o retorno da nebulosidade. Nada que estragasse o espetáculo do amanhecer congelado na Serra de SC. Às 6h30mim, quando o sol começou a aparecer no horizonte, um espetáculo se formou.
Nuvens ainda cobriam as partes mais baixas do vale enquanto o topo dos morros estavam expostos ao sol que surgiu tingindo de laranja o céu e as nuvens. O frio ficou mais intenso e seco, e o dia revelava os campos cobertos de geada. Pelo terceiro dia consecutivo, um fenômeno diferente nas partes mais altas do Estado. Quarta-feira pela manhã houve chuva congelante, quinta-feira formação de sincelo e nesta sexta-feira geada.
Faltou apenas a neve mais forte para fechar o pacote.
– Para essa sexta-feira o frio deve perder força e a tendência é que o tempo alterne em períodos de nebulosidade e sol. O amanhecer de sábado e domingo não devem repetir as temperaturas dessa semana – avalia a meteorologista da Epagri, Marilene Lima.
Leia as últimas notícias do DC