O secretário estadual da Segurança,Wantuir Jacini, falou pela primeira vez sobre a ação dos policiais militares envolvidos no confronto com criminosos em frente ao Hospital Cristo Redentor, na zona norte de Porto Alegre. Quatro bandidos foram mortos e dois PMs foram baleados na ocorrência. As informações são da Rádio Gaúcha.
Em coletiva de imprensa em Canoas, na manhã desta segunda-feira, após operação policial sobre golpes envolvendo casas pré-fabricadas, Jacini elogiou a atitude dos brigadianos e disse que o que houve na sexta-feira foi uma típica reação a uma ação dos bandidos.
Leia mais
Após tiroteio, funcionários pedem mais segurança no Cristo Redentor
Para comandante-geral da BM, policiais foram "heróis ao evitar que inocentes morressem"
Testemunhas relatam pânico durante tiroteio em frente a hospital
– Os policiais, no cumprimento do dever, reagiram à injusta agressão de parte de criminosos que estavam portando armas de alto potencial ofensivo e que agrediram primeiro a lei, ou seja, agrediram primeiro a polícia, e a polícia reagiu, dentro do estrito cumprimento do dever legal – avaliou o secretário da Segurança.
As polícias militar e civil instauraram inquéritos para apurar os fatos.
Os quatro brigadianos que tiveram seus nomes envolvidos no confronto terão sua atuação homenageada pela Brigada Militar (BM) na próxima semana. Eles serão incluídos na lista de agentes condecorados durante a Semana de Tiradentes, em cerimônia na Academia de Polícia Militar. Conforme a assessoria de imprensa da BM, o evento, que ocorrerá na manhã de quinta-feira, contará com a presença do governador José Ivo Sartori.
A ação
Segundo a polícia, nove suspeitos estavam em dois veículos – um i30 prata e um Civic preto. A ocorrência iniciou quando a Brigada Militar suspeitou dos veículos na Rua Alberto Barbosa, no bairro Vila Jardim. Na Rua Walter Boehl, os criminosos atiraram contra a viatura. Um dos policiais militares ficou ferido e os brigadianos se deslocaram para o Hospital Cristo Redentor.
Chegando na instituição, na avenida Assis Brasil, a viatura encontrou novamente o veículo i30. Houve perseguição e nova troca de tiros, que terminou na Rua Domingos Rubbo, em frente ao hospital.
Os cinco suspeitos que estavam no Civic conseguiram fugir. Já os quatro que estavam no i30 foram mortos. Os brigadianos feridos foram encaminhados ao Cristo Redentor. Um deles já foi liberado. O outro policial segue em atendimento, e não corre risco.
*Rádio Gaúcha