Os fatos políticos fervem na mesma temperatura em que entram em ebulição as notícias falsas nesse frenesi instalado no país. Nas últimas semanas, dezenas de farsas que envolvem os personagens da crise política pipocaram nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Também ganharam compartilhamentos informações que pareciam coisa da ficção, mas se comprovaram reais.
Zero Hora mostra o que é verdade e o que não é nesse rolo todo:
Comentário de Obama
O presidente americano Barack Obama faz piada sobre o Brasil depois de ouvir barulho no púlpito em que discursava. "Seria um grampo?", pergunta.
No vídeo que viralizou na internet, as legendas não correspondem ao que Obama diz. Durante os vinte minutos do pronunciamento, ele não faz sequer uma menção ao Brasil. E outra: o discurso é de 2010.
Site diz em tempo real se Lula é ministro ou não
No meio da enxurrada de liminares para suspender a posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil, ficou difícil saber se o ex-presidente havia assumido, ou não, um cargo na Esplanada. Mas um site resolveu a questão: em tempo real, informa se, naquele momento, Lula é ministro ou não.
Sim. O site existe mesmo.
Protesto anti-Moro em Curitiba
O deputado federal Sibá Machado, do PT, publicou no Facebook uma imagem de um suposto ato pró-governo em Curitiba. Na foto, um mar de gente vestida de vermelho estaria defendendo o "não vai ter golpe".
A foto não foi tirada na capital paranaense. Ela seria de uma comemoração esportiva na Coreia do Sul. Depois da denúncia de internautas, o deputado deletou a postagem.
Maluf e mais sete réus estão na comissão de impeachment
Oito dos 65 deputados que irão julgar o processo que pede o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência respondem no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes eleitorais, contra o sistema financeiro, entre outros. No grupo, está até Paulo Maluf, condenado à prisão na França por lavagem de dinheiro.
A informação está correta.
Tropa de Choque bate continência para manifestantes pró-impeachment
Foi muito compartilhada a cena em que a Tropa de Choque da Polícia Militar de São Paulo, em sinal de respeito, bate continência aos manifestantes que, de verde-amarelo, defendem o impeachment.
O vídeo é verdadeiro, só que a motivação, não. Na realidade, a Tropa de Choque prestava uma homenagem a um policial militar morto em serviço, conforme o próprio batalhão divulgou no Facebook.
Manifestantes carregam Aécio nos ombros
Líder da oposição, Aécio Neves (PSDB-MG) teria sido carregado nos ombros por manifestantes que protestavam contra o governo petista. Mesmo que o nome do tucano já tenha sido citado por pelo menos quatro delatores da Operação Lava-Jato.
A imagem publicada nas redes sociais é de um protesto em Belo Horizonte em agosto de 2015. Nas mais recentes manifestações pró-impeachment, a recepção a Aécio não foi tão boa assim: em São Paulo, ele teve de voltar para casa mais cedo ao ser recebido com vaias.
Critérios de classificação
É verdade: a informação está correta e corresponde aos fatos e estatísticas oficiais.
Não é bem assim: parte da sentença está correta, mas há imprecisão no que está sendo dito.
Não procede: a informação não corresponde aos fatos.