Líder do DEM na Câmara, o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) rebateu a presidente Dilma Rousseff, que afirmou, nesta segunda-feira, em Caxias do Sul, que a oposição está "sistematicamente dividindo o país".
– Isso parece piada. Quem divide o país é ela, não reúne mais condições de governar. Essa crítica caberia ao Lula, que fez várias críticas ao Ministério Público e Judiciário. Ele incitou a população contra a população. Isso, sim, divide o país – respondeu o parlamentar.
Leia mais:
Câmara e Senado obstruirão votações até início da comissão de impeachment
Dilma reúne coordenação política para tratar das manifestações de domingo
Não tem sentido conduzir Lula a depor "sob vara", afirma Dilma
A manifestação de Avelino ocorreu no momento em que a oposição apresentava a estratégia para a semana, antes da instalação da comissão processante de impeachment de Dilma.
A intenção é que os embargos declaratórios apresentados pela Câmara façam o Supremo Tribunal Federal (STF) revisar a decisão de dezembro passado sobre o rito do impeachment.
A oposição quer empossar a comissão eleita no final de 2015, com voto secreto e chapa avulsa, o que geraria maioria a favor do impeachment no colegiado. O STF determinou que esse procedimento fosse anulado, com indicação dos membros da comissão a partir de indicação dos líderes de bancada, com voto aberto e sem chapa avulsa. Nesse cenário, o Planalto deverá ter maioria.
*Zero Hora