O Ministério do Trabalho e Emprego deve esclarecer apenas na segunda-feira o incidente que deixou pelo menos seis pessoas intoxicadas, no final da manhã desta sexta-feira, na empresa Edvel Galvanotécnica, no bairro São José, em Caxias do Sul. O gerente regional do MTE, Vanius Corte, esteve no local no início da tarde, mas a empresa estava fechada e não foi possível localizar os proprietários.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
- As informações são desencontradas, tanto quanto ao número de intoxicados quanto ao que aconteceu. Inicialmente falaram em explosão, mas os vizinhos não ouviram nada, só sentiram um cheiro forte - relata Corte.
Ele acrescenta que a hipótese mais provável é que tenha ocorrido o vazamento de algum dos produtos utilizados no tratamento de metais. Seis pessoas deram entrada no Hospital Pompéia com sinais de intoxicação. Uma delas, que desmaiou, foi colocada em observação na UTI, porém seu estado não seria grave.
Segundo Corte, os primeiros relatos dão conta de que, além de funcionários, um vizinho que ajudou a socorrê-los também inalou o produto tóxico e passou mal. O número de atingidos pode ser maior, lembra, pois outros funcionários teriam inalado a substância, embora não a ponto de precisarem de hospitalização.
- Vamos ter de voltar, provavelmente na segunda-feira, para fazer a inspeção. É preciso fazer um laudo sobre o que aconteceu e garantir a segurança de quem trabalha no local - diz.
Não há confirmação sobre qual substância causou a intoxicação. Pela manhã, a reportagem conversou com uma representante da empresa que afirmou apenas que dois funcionários haviam passado mal. À tarde, não foi conseguido mais contato com a empresa.
Acidente de trabalho
Intoxicação em empresa atingiu pelo menos seis pessoas, em Caxias do Sul
Fiscalização do Ministério do Trabalho esteve no local, mas empresa estava fechada
GZH faz parte do The Trust Project