A escolha do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil no lugar de Jaques Wagner é um erro do ponto de vista do funcionamento do governo, na opinião do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
– Por aí não vai. Acho difícil. A Casa Civil no Brasil é responsável pelo comando da máquina administrativa não é da política. Precisa de alguém comandar para as coisas acontecerem. Colocar política (na Casa Civil) vai fazer uma confusão no Congresso que vai cobrar vantagens – avaliou ele, em evento, em São Paulo.
O ministro da Casa Civil, segundo FHC, é a pessoa que tem de "dizer não". Com Lula no cargo, de acordo com ele, a administração do país vai sofrer.
– Do ponto de vista de como funciona o governo, é um erro. E é qualquer um. Não é o Lula. Pode ser eu. Ele vai fazer política. Não vamos sair desse círculo – avaliou o ex-presidente.
Leia mais
Análise: Lula deve ter status de primeiro-ministro
Saiba quais são as peças em Brasília sacudidas pela delação de Delcídio
Por que o mercado teme a ida de Lula para o governo
Lula da Silva foi confirmado novo ministro da Casa Civil nesta manhã, após uma série de reuniões desde a noite de terça-feira. Ele assumirá a vaga de Jaques Wagner. O retorno de Lula ao Planalto foi acertado nesta quarta-feira em conversa com a participação de Wagner, cotado para ficar como secretário-executivo da Casa Civil. O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, também esteve no encontro.
*Estadão Conteúdo