Ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) desde 2011, Adroaldo Mousquer Loureiro faleceu na tarde desta sexta-feira, em Porto Alegre, vítima de câncer. Natural de Santo Ângelo, ele era formado em Odontologia e Direito, e foi fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em sua cidade.
Lá, cumpriu mandatos como vereador e prefeito. Pelo Rio Grande do Sul, foi deputado estadual quatro vezes, secretário estadual do Trabalho e Ação Social, em 1991, presidente da Companhia de Habitação do Estado (Cohab-RS), em 1992, e fundador da Associação Gaúcha Municipalista (AGM), em 1993.
Em sua trajetória, recebeu reconhecimento por meio de condecorações como a Medalha de Serviços Distintos, concedida pelo governo do Estado, em 1995; Prêmio Mérito Legislador 2009, conferido pelo Instituto de Estudos Legislativos Brasileiros; e Mérito Político 2007, outorgado pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-RS).
Entre as 24 leis de sua autoria como deputado, estão a Lei dos Desmanches (1997), a que instituiu a Política Antibullying nas escolas (2010), a que determinou que os estabelecimentos bancários devem colocar assentos nas filas especiais para aposentados, pensionistas, gestantes e deficientes físicos (2004), a que criou a Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal no Rio Grande do Sul (2002), a que estabeleceu o Programa de Garantia de Renda Mínima Familiar (2001) e a que instituiu a Semana Missioneira no calendário de eventos culturais do Estado.
Em comunicado, o presidente do TCE-RS, Marco Peixoto, lamentou o falecimento de Loureiro:
– Adroaldo Loureiro abriu seu discurso de posse no TCE-RS citando um provérbio que diz: "O homem é capaz de promover muitas ações, mas as maiores é o destino que as dirige pessoalmente". Quis o destino que o Estado do Rio Grande do Sul perdesse hoje (sexta-feira) um cidadão cuja vida foi inteiramente dedicada à causa pública e que soube, sobretudo, honrar sua missão.
O corpo de Loureiro será velado a partir das 6h deste sábado na Catedral Angelopolitana, em Santo Ângelo. Às 17h, será celebrada uma missa, no mesmo local. O enterro está marcado para as 18h, no cemitério Sagrada Família.