Um avião da companhia aérea Saudi Arabian Airlines, com destino a Riad, foi evacuado nesta quinta-feira no aeroporto de Madri devido a um falso alerta de bomba. Porém, a administradora de aeroportos Aena anunciou às 15h30min (12h30min de Brasília) que tratava-se de um alerta falso.
A Guarda Civil, responsável pela investigação, indicou que o alerta havia sido desencadeado em razão de um pedaço de papel pregado no avião com uma faca que dizia "11h30. Bomba", em inglês. O comandante, então, decidiu soar o "alerta geral", que mais tarde foi reduzido para "alarme local".
Leia mais
Passageiro de avião somali que explodiu está desaparecido
Turquia proíbe voo de observação russo em seu espaço aéreo
Aviação russa bombardeiou 875 'alvos terroristas' na Síria em fevereiro
O alerta geral significa que "os serviços de segurança e de emergência devem ser mobilizados. O avião foi isolado e os passageiros desembarcaram", segundo um porta-voz da Aena.
Um fotógrafo da AFP tirou fotos do avião na pista, com suas saídas de escape infláveis ainda implantadas.
De acordo com a Guarda Civil, havia a bordo deste voo SVA 226, entre Madri e Riad, 97 passageiros e 15 tripulantes. O Boeing 777-200 deveria decolar às 10h50min (07h50min de Brasília).
- O aeroporto trabalha em completa normalidade - disse o porta-voz.
A Espanha aumentou, desde o mês de junho de 2015, seu nível de alerta de terrorismo, passando de quatro para cinco. As autoridades afirmam, no entanto, que não existe uma causa específica para alarme.
Em 11 de março de 2004 Madri foi palco de um dos mais sangrentos ataques islamitas na Europa, quando bombas em trens mataram 191 pessoas.
*AFP