Aos poucos, Santa Maria retoma a agitada rotina das aulas nas escolas particulares. É hora do reencontro entre alunos e professores e de começar novos aprendizados. Mas o pontapé inicial do ano escolar também representa um aumento no número de carros circulando em horários de pico, além dos famosos estacionamentos em fila dupla na hora de buscar e deixar os estudantes.
Leia outras notícias de Educação
Nesta segunda-feira, grande parte dos colégios começou o ano letivo. O restante deve recomeçar as aulas até a próxima segunda.
Unifra divulga aprovados no processo extravestibular
Na Escola Medianeira, foi dia de conhecer os novos colegas e professoras, além de entregar os materiais e garantir uma conversa entre pais e educadores. Pedro Geribone, 9 anos, trocou de colégio e teve o primeiro contato com o novo ambiente. A dona de casa Mirta Dorneles, mãe do pequeno, conta que decidiu trocar o filho de instituição para que ele fique mais próximo de casa, o que facilita o trajeto.
MEC divulga lista de selecionados na segunda chamada do Prouni
- Ele gostou muito da escola nova, a nossa expectativa é muito boa. O Pedro estava muito ansioso para começar o ano letivo, principalmente, por causa da fazendinha com animais que eles têm no colégio - conta a mãe.
O Colégio Franciscano SantAnna também retomou as atividades escolares na segunda. De acordo com a diretora da instituição, irmã Valderesa Moro, a data em fevereiro foi escolhida para que os alunos possam ter um recesso de 10 dias no inverno. Ela também explica que, para os alunos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), terminar o conteúdo até outubro é essencial, e um começo cedo no ano ajuda a organizar a programação das aulas.
No Colégio Marista Santa Maria, a segunda-feira foi marcada por atividades de recepção aos alunos. Além da acolhida organizada pelos professores, houve também um momento de integração entre os novos estudantes e a escola. Nesta terça-feira de manhã e à tarde, o intervalo dos alunos deve ser marcado pela música de Kariel Nunes e Pedro Monte.
Trânsito conturbado
Durante o recesso escolar, é notável a diferença no tráfego de carros na cidade. Com a volta às aulas, o trânsito fica mais intenso, e a imprudência mais evidente. Um exemplo é a grande quantidade de filas duplas em frente às escolas, o que gera engarrafamento.
No Colégio Coração de Maria, a solução encontrada foi um estacionamento dentro da escola. Além disso, a rua que dá acesso à instituição é larga e de mão única, o que ajuda na fluidez do trânsito. A diretora do colégio, irmã Maria Zeni do Nascimento, explica que lotações e carros podem entrar pelos fundos (na Rua Bento Gonçalves) na hora de deixar as crianças.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, explica que, desde seguda-feira, está ocorrendo uma operação de volta às aulas com ajuda do Departamento Municipal de Trânsito (DMT). A fiscalização está atenta a infrações como estacionamento em fila dupla e em lugares proibidos.
Passini também conta que os funcionários estarão em sistema de rodízio: a cada dia, em uma escola diferente, exceto nas ruas de mais movimento, como na Presidente Vargas, em frente ao Colégio Nossa Senhora de Fátima. No Centro, conhecido pelos engarrafamento nos horários de pico, a presença dos guardas também deve ser mais frequente.
Além da operação, a secretaria também está repintando as faixas de segurança em frente a todas escolas da cidade.