Das 725 câmeras de segurança de Santa Maria, 150 não funcionam. Entre elas estão 20 câmeras de alta definição. A informação foi confirmada pelo secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, responsável pelo serviço em Santa Maria no município.
De acordo com Passini, o contrato da empresa para fazer o serviço de um dos lotes venceu há pelo menos um mês, e ainda não foi renovado. Ele afirma que, no próximo mês, será lançada a licitação para o novo contrato. As câmeras que não funcionam são tanto de prédios públicos quanto de monitoramento nas ruas, mas não foi informado quais são elas por questões de segurança.
"Santa Maria está bem abastecida com câmeras - o que precisa é que todas voltem a funcionar. Não digo que não são necessários mais equipamentos, mas, nesse caso, precisaríamos de mais recursos", explica.
De acordo com o secretário, dois crimes que aconteceram em praças da cidade no ano passado foram solucionados por meio das câmeras de monitoramento. Este ano, o trote universitário na Praça Saturnino de Brito terá monitoramento por câmeras online. No entanto, o desligamento dos equipamentos não deve afetar o trabalho, já que deverão ser colocadas câmeras extras.