A bancada do PMDB na Câmara deve se reunir no dia 17 de fevereiro para eleger o novo líder do partido. Nesta terça-feira, o atual líder e candidato à reeleição, deputado Leonardo Picciani (RJ), se reuniu com deputados contrários à sua recondução ao posto, de modo a acertar procedimentos para a escolha da liderança.
– Definimos hoje o calendário para a escolha do líder. O prazo para inscrição dos deputados que desejarem disputar é 3 de fevereiro. No dia 17 de fevereiro faremos a eleição. O candidato para ser vitorioso precisa atingir a maioria absoluta da bancada.
Após desistir de candidatura a líder, Newton Jr. é disputado por Picciani e Cunha
Cunha costura nova candidatura a líder do PMDB
Picciani também confirmou que vai disputar o cargo e que está trabalhando para ter a maioria dos votos. Acrescentou que a disputa com outros deputados não provocará nenhum racha na bancada e que o partido acabará encontrando o consenso. Contrário à recondução de Picciani, o deputado Lúcio vieira Lima (BA) afirmou que o atual líder vem se desgastando com a bancada pelo seu modo de liderar, "sem ouvir os deputados" antes de anunciar qualquer posição.
– O líder Picciani continua com a mesma prática de não ouvir a bancada. Isso faz acirrar os ânimos e aumentar o desejo daqueles que querem um líder que ouça a bancada, discuta com os deputados antes de anunciar uma posição – adiantou Vieira Lima.
Cerveró relata "ordem de Lobão" para atender pedido do Banco BVA na Petros
Lava-Jato e oposição obrigam Temer a se unir a Dilma em defesa no TSE
Ele também defende que haja mais de dois candidatos na disputa pela liderança. Viera Lima disse que as candidaturas que os opositores a Picciani buscam é para unir a bancada do PMDB na Câmara e contrapor a forma como o atual líder age. Até o momento, os opositores a Picciani têm como candidato à liderança o deputado Leonardo Quintão (MG).