Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira em Porto Alegre, Eldorado do Sul, Cachoeirinha e Viamão resultou na apreensão de R$ 3 milhões em transmissores furtados de torres de telefonia ao longo do último ano. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, uma pessoa foi presa e outra conduzida de maneira coercitiva para depoimento. A Polícia Civil ainda investiga a quadrilha e pretende realizar outras ações para desarticular o grupo em definitivo.
Segundo a titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados, Silvia Coccaro, os criminosos revendiam os equipamentos furtados para outras empresas por preços abaixo dos praticados no mercado. Os transmissores são instalados em torres de telefonia celular e, ao serem removidos, causavam interrupção no serviço.
Em vídeo, confira mais detalhes da operação:
– Os usuários são impactados quando há um furto desse tipo, fora o prejuízo das operadoras. Eles (criminosos) já estavam começando a furtar cabos. Alguns desses equipamentos podem chegar a custar R$ 32 mil, mas são vendidos no mercado paralelo por muito menos – explica a delegada.
Os mandados foram cumpridos em casas de suspeitos e em um galpão, que armazenava a maior quantidade de transmissores. Os policiais precisaram de um caminhão para recolher os equipamentos. A operação foi batizada de "Doors" (portas, em inglês), já que as peças furtadas são chamadas de Outdoor Unit e Indoor Unit. O material é utilizado acoplado a antenas para transmissão de sinal de telefonia celular, como portas de acesso.
Leia as últimas notícias do dia