O fato de Santa Maria ter tido a maior apreensão de cocaína dos últimos cinco anos tem uma explicação, O ex-secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas e diretor do Núcleo de Segurança Cidadã da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), Eduardo Pazinato, explica que cidades-polo do interior do Estado, como Rio Grande e Pelotas, na Região Sul, e também Santa Maria, estão na rota de grandes facções criminais, principalmente da Região Metropolitana.
Leia outras notícias sobre tráfico de drogas
- Há uma maior incidência dessas facções criminais, que geram o mercado ilícito nesse processo de interiorização desse tipo delitivo (o tráfico de drogas). Há essa migração da Capital para o Interior. A Operação Palco é um exemplo disso, e ainda bem que a polícia conseguiu evitar que os "Bala na Cara" entrassem em Santa Maria. Essa facção está consolidada, começou em Porto Alegre, mas já está na Região Sul, e é responsável por grande parte dos problemas nos bairros da Capital e em alguns municípios da Região Metropolitana - reforça Pazinato.
Defrec apreende 100 quilos de drogas em Santa Maria
Em relação ao aumento da apreensão de cocaína, Pazinato afirma que o fato de Santa Maria ser uma cidade universitária atrai, cada vez mais, esse tipo de traficante para a cidade. Mas ele acredita que a apreensão de uma carga de 460,2 quilos de cocaína no ano passado, na BR-158, em Santa Maria, em um caminhão que vinha de Uruguaiana - essa apreensão não foi feita pela Polícia Civil, mas, sim, por Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal e Brigada Militar - tem a ver com uma mudança na rota do tráfico internacional.
Preso homem que é considerado um dos maiores traficantes da região central do Estado
- O fato de ser uma cidade universitária é um fator que contribui. Mas é importante avaliar essa maior apreensão a partir de uma localização geográfica. Santa Maria não é rota. Geralmente essa droga vem da Colômbia, Peru e, agora, Paraguai. Então, é preciso ver como essa droga está entrando no país via Região Sul. O caminho histórico não é esse, mas, pelo volume de apreensões, pode ser um sinal - explica.
Potencial de Santa Maria no tráfico atraiu Seco
Isso coincide também com a informação da Polícia Civil. Conforme o delegado regional Sandro Meinerz, "nenhuma grama daquela droga ficaria em Santa Maria". O destino da cocaína seria o centro do país.
Apreensão recorde de cocaína
Cidades-polo do Interior estão no alvo dos traficantes
Segundo especialista, esse pode ter sido um dos fatores que contribuiu para apreensão recorde de cocaína em Santa Maria em 2015
Naion Curcino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project