A comunidade da Serra conhecerá a nova imagem de Caravaggio no dia 13 de dezembro. A estátua, que substituirá a atual no trevo de acesso ao santuário, na RSC-453, em Farroupilha, será apresentada aos fiéis após a missa das 11h. A data para revelação é simbólica, porque marca a abertura do ano da misericórdia na Diocese de Caxias do Sul.
A escultura, 6,3 metros de altura e 25 toneladas, precisa receber os últimos detalhes. Ela ainda não tem data para ser transportada até a rótula. Conforme o reitor do Santuário de Caravaggio, padre Gilnei Fronza, antes, é preciso retirar a atual imagem. A intenção é que a nova imagem esteja no local já na romaria do ano que vem.
"Nós estamos agora traçando uma estratégia para transporte até a rótula. O importante agora é que cumprimos aquilo que havíamos prometido no sentido de desenvolver uma nova estátua, apresentá-la, ver se os devotos se agradam dessa nova estátua e, depois, na sequência, fazermos este movimento. É preciso removar a atual e preparar o alicerce para a nova poder estar lá. Isso demora alguns dias, uns 20, 30 dias para tudo isso acontecer".
A atual estátua, que causou polêmica pela estética, será levada para o estacionamento do santuário. Ela também passará por reparos.