Desde o início da manhã desta terça-feira policiais do 2º Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar estão nas ruas de Santa Maria na chamada Operação Grifo. Integram a operação 55 policiais e 15 viaturas que vão fazer rondas, barreiras e abordagens nos locais com maior índices de criminalidade.
Entre eles estão os bairros Salgado Filho e Carolina, na zona norte e Nova Santa Marta, na zona oeste assim como os becos, da Tela, que fica no bairro João Goulart, na zona nordeste da cidade e o do Beijo, no bairro Camobi, zona leste.
- É uma operação que visa dar mais segurança para a população neste final de ano, principalmente atuando no tripé que consideramos essenciais para a diminuição da criminalidade, que é a retirada de drogas, armas e foragidos das ruas - explica o comandante do 2º BOE, major Paulo Antônio Flores de Oliveira.
Até o meio-dia, dois foragidos já haviam sido recapturados e um adolescente de 17 anos foi apreendido com quatro quilos de maconha. Ele caminhava pela rua e levava a maconha em uma sacola quando foi abordado pelos policiais, no bairro Chácara das Flores, na zona norte. O infrator foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento onde seria registrada ocorrência.
A denominação Grifo, que é um ser mitológico (metade águia e metade leão), deve-se pelo fato de a imagem fazer parte do brasão do 2º BOE. Sempre que há operações com grande emprego de policiais costuma-se dar esse nome.