A um ano do fim da atual legislatura, a Câmara de Vereadores de Santa Maria contabilizou, nesta terça-feira, a quarta mudança entre os parlamentares da Casa. Isaías do Amaral Romero (PMDB) assumiu a vaga no lugar do também peemedebista João Carlos Maciel, que foi cassado pelos colegas, na semana passada, por quebra de decoro parlamentar.
Essa é a quarta mudança, desde que a atual legislatura teve início, em 2009. Os vereadores Claudio Rosa (PMDB) e Marion Mortari (PSD) perderam os seus mandatos após acusações de irregularidades durante a campanha eleitoral de 2012. Mortari foi cassado em março de 2013 e Rosa saiu em maio do mesmo ano. Ambos foram cassados pela Justiça Eleitoral.
Com a saída de Mortari, João Chaves (PSDB) assumiu. E Anita Costa Beber (PR) assumiu a cadeira de Rosa. Ainda houve a morte da peemedebista Maria de Lourdes Castro que fez com que o suplente Cezar Gehm assumisse a vaga.
Na sessão de ontem, Romero, - que contabiliza a quinta passagem pela Casa (sendo duas como suplente e três como titular) - tomou posse.
Leia as últimas notícias de economia e política
Romero já presidiu a Casa em 2007. Ele está desde 2008 no PMDB, antes foi do PDT, por oito anos. O peemedebista adianta que, em 2016, estará na nominata do partido em busca de mais um mandato. Para o próximo dia 31, será escolhida a nova Mesa Diretora da Casa. A tendência é que Luiz Carlos Fort (PT) seja o presidente em 2016.