Gustavo Raupp Schardosim, 39 anos, tem um histórico de conflitos com as leis de trânsito. Além do acidente em que matou o jornalista Róger Bitencourt e feriu o ciclista Jacinto Silveira, neste domingo, em Florianópolis, ele também responde a um processo por ter dirigido embriagado em 2010.
Naquele caso, segundo o delegado Cleber Tappi Serrano, responsável pela ocorrência deste domingo, Schardosim teria se envolvido em um acidente sem lesões no Bairro São Vicente, em Itajaí. Ao fazer o teste do bafômetro, o exame apontou 5,5 miligramas de álcool por litro de sangue. Depois de ser levado para a delegacia, ele pagou fiança e foi liberado.
Perfil: extensa carreira no jornalismo e dedicação ao esporte
Moacir Pereira: Róger Bitencourt agregador e competente
Associação Catarinense de Imprensa emite nota de pesar
Ciclista é atropelado em acidente na SC-401, em Florianópolis
Esse processo originou um procedimento administrativo no Detran de Santa Catarina. Em novembro deste ano, cinco anos depois do acidente, ele foi condenado no processo administrativo a ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses, além de ter que passar por um curso de reciclagem.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado em 16 de novembro. No entanto, o delegado Serrano explica que a suspensão só passa a ser oficial quando o motorista é notificado, o que ainda não tinha ocorrido. Por isso, a CNH de Schardosim continuava valendo.
Em consulta ao site do Detran é possível ver que mesmo depois do acidente em 2010, o motorista seguia em conflito com as leis de trânsito. De março a setembro, em seis meses, ele levou 11 multas. Sete delas ainda estavam em grau de recurso. As notificações dizem respeito à mesma placa da Parati envolvida no acidente deste domingo e ao número da CNH do motorista.
Ao todo, as multas deste ano somam 50 pontos, sendo que o máximo permitido é 20. Nove delas são de natureza média, um leve e uma gravíssima. Em depoimento neste domingo para o delegado Serrano, o motorista não fez menção a esse histórico, mas se disse arrependido de ter atropelado os ciclistas.
Schardonim também disse em depoimento que não sabia da suspensão da CNH pois ainda não havia sido notificado.
Atropelamento
Homem que matou ciclista na SC-401 teve CNH suspensa por dirigir embriagado e aguardava notificação
Punição foi dada depois que ele se envolveu em acidente em 2010. Como não havia sido notificado, não estava oficialmente com a carteira vencida
anderson silva
GZH faz parte do The Trust Project