Um passeio de rotina para brincar pela pracinha perto de casa terminou em uma tragédia familiar na noite de sexta-feira em Tupandi, no Vale do Caí.
O menino Douglas Alencar Chaussard, três anos, morreu após um choque elétrico ao cair sobre a fiação da rede de iluminação de um pinheiro de Natal, montado pela prefeitura da cidade na Praça do bairro Vida Nova.
"Na minha opinião, foi uma fatalidade", diz prefeito de Tupandi
Douglas era filho único do pedreiro João Cléber Chaussard, 23 anos a dona de casa Luciana Alencar, 21 anos. A família tinha o hábito de ir à noite ao local para tomar chimarrão e divertir as crianças.
Por volta das 20h30min de sexta-feira, Luciana e o menino, acompanhada de duas cunhadas com seus dois filhos, foram até o local.
As mulheres sentaram em um banco com as crianças por perto, nas imediações de uma estrutura de ferro, com cerca de um metro e meio, em forma de pinheiro, adornada por fios com lâmpadas coloridas. O enfeite tinha sido montado havia duas semanas por um eletricista da prefeitura.
Conforme Vanderléia Chaussard, 30 anos, madrinha do menino, Douglas corria pela grama, brincando com outras crianças quando tropeçou sobre um fio. Tinha chovido e o local estava molhado.
- Ele caiu, e em seguida, começou um curto-circuito, saindo faísca onde ele estava - contou Vanderléia.
Elise Chaussard, tia do menino, pegou os meninos nos braços, e também levou um choque, mas conseguiu se erguer. Saiu com o menino nos braço até um bar das imediações. O menino foi levado para o posto de saúde da cidade.
Do posto, sem estrutura adequada atender o caso, o menino foi transferido para a Unidade de Pronto Atendimento de Bom Princípio, onde morreu.
O caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil de Montenegro, que ficará responsável pela investigação e fez um levantamento fotográfico na praça.
O Departamento de Criminalística não teria sido chamado para periciar o local do acidente.
O prefeito de Tupandi, Hélio Inácio Müller (PP), lamentou a morte do menino.
- Na minha opinião, foi uma fatalidade. Tudo o que sabemos é por boatos e conversas, ninguém de nós estava lá no momento em que ocorreu o acidente e estamos agora averiguando o que houve. Todas nossas praças estão com enfeites de Natal, ainda não sabemos se vamos retirar os adereços de todos locais.
Müller disse não saber exatamente quem cuida da parte da decoração.
- Não sei quem é a equipe ou empresa que fez a instalação, não sei bem o dia em que foi instalada a decoração. Vamos averiguar tudo isso.