A empresa Cotrel começou na última terça-feira (1º) a obra de esgotamento sanitário no Loteamento Estação dos Ventos, bairro Km 3, em Santa Maria.
De acordo com a arquiteta Lídia Rodrigues, da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, o trabalho inicial é de escavação do terreno para posterior instalação da rede.
No dia 17 de julho, a prefeitura de Santa Maria deu a ordem de retomada da obra que estava parada há cerca de dois anos. Moradores do bairro, em 10 e 11 de julho, ocuparam um prédio abandonado na Avenida Rio Branco, Centro, como forma de protesto pela retomada.
A obra de esgoto demorou a recomeçar, pois era necessário avaliar o canteiro de obras e ajustar o projeto. Depois, foi preciso desobstruir a tubulação da região. Ainda falta fazer a desobstrução da rede de uma das quadras, o que não impediu que o trabalho de esgotamento sanitário fosse retomado. Em paralelo, a Cotrel, desde julho, vem tocando a instalação da rede de água, que está 80% pronta.
As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e custam R$ 5,4 milhões. O trabalho deve ficar pronto em até 120 dias. O projeto prevê pavimentação de ruas, meio-fio, drenagem pluvial, rede elétrica e de esgoto. Cerca de 360 famílias residentes às margens do Rio Vacacaí-Mirim serão beneficiadas.