A chuva que atinge a região desde a última terça-feira, tem espalhado estragos em vários municípios. Em São Sepé, entre a terça e as 15h desta quarta-feira, já havia chovido cerca de 300 milímetros. O acumulado fez o nível do Rio São Sepé subir oito metros acima do normal. De acordo com Edson Bagolin, coordenador da Defesa Civil da cidade, pelo menos 20 famílias, dos bairros Cristo Rei e São Cristóvão, tiveram que sair de casa na manhã desta quarta-feira. A maioria se abrigou nas casas de parentes.
Veja onde pedir ajuda se faltar luz em sua casa
- Quem não tinha para onde ir, abrigou-se na Escola Municipal Jose Gabriel de Moraes Brenner. Desde a manhã de hoje (quarta-feira), a Defesa Civil está trabalhando para para remover os móveis de dentro das casas atingidas. Vamos seguir monitorando o rio, porque ele deve subir ainda mais - afirma Bagolin.
Temporais e granizo devem atingir o Rio Grande do Sul nesta quarta
Além disso, a chuva também trouxe problemas no interior de São Sepé. De acordo com a Secretaria de Obras e Saneamento, pelo menos 30 pontes que ligam o perímetro urbano ao interior estão debaixo dágua. Entre elas, a que faz ligação com Cerrito do Ouro, a antiga ponte de ida para São Sepé, conhecida como Ponte dos Morcegos, e a que faz a ligação com o 3ºDistrito, na localidade de Passinhos.
- Vamos aguardar baixar o nível das águas para ver os estragos e o que poderá ser feito - afirma Machado.
Na terça-feira, um casal ficou ilhado durante a chuva forte. Joni Heber, 48 anos, e Suzete Brum, 51, tinham saído de Santa Maria para levar um parente até o distrito de Jazidas. Segundo Joni, cerca de meia hora antes, eles tinham passado pelo local, que fica na localidade dos Passinhos. Ao retornar, não teriam conseguido vencer a correnteza. Um trator foi usado para remover a caminhonete da enchente.
Alerta em Rosário do Sul e Restinga Seca
Em Rosário do Sul, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Iran Najar, o Rio Santa Maria chegou a 5m85cm na tarde de quarta-feira, dois metros acima do nível normal. Em função disso, uma família foi removida de casa, no bairro Areias Brancas. Outras famílias precisaram deixar suas residências no bairro Progresso, mas a Defesa Civil não soube informar quantas. De acordo com Najar, a maioria foi para a casa de parentes.
- Se o rio subir ainda mais, pelo menos 50 famílias precisarão deixar suas casas na Vila Carmelo. Por isso, vamos seguir monitorando o rio. Estamos de prontidão e contando com o apoio do Exército - afirma Najar.
Já em Restinga Seca, até a tarde desta quarta-feira, o nível do Rio Vacacaí estava dois metros acima do normal. Na cidade, entre segunda e quarta-feira, choveu cerca de 200mm. Com o aumento do nível do rio, a abertura da temporada no Balneário das Tunas, que ocorreria nesta quarta-feira, foi adiada. Na tarde de quarta-feira, de acordo com o coordenador do balneário, Robson Machado da Silva, as águas do rio já alcançavam a área do camping.