A Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul reabrirá nesta terça-feira (15), às 9h, no prédio da rua Riachuelo, no Centro Histórico da Capital, após oito anos de obras. O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 14h às 18h.
O edifício estava fechado para visitação desde abril de 2007, período em que passou a ser reformado pelo projeto Monumenta do Ministério da Cultura. Parte do acervo, que conta com mais de 240 mil itens, ficou na Casa de Cultura Mario Quintana. Na Rua dos Andradas, as atividades permaneceram até 9 de novembro, quando as atividades foram encerradas para início do processo de mudança.
O prédio na Riachuelo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) em 1986 e, em 2000, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Até 2009, apenas problemas emergenciais foram solucionados com menos de R$ 500 mil liberados por Brasília. O restante da reforma foi obtido com o apoio do BNDES.