A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) faz nesta quarta-feira um mutirão de doação de sangue no Restaurante Universitário (RU) 1 do campus no bairro Camobi.
Um ônibus da Hemorrede do Rio Grande do Sul está no restaurante para a coleta do sangue. O mutirão vai até às 16h e de hora em hora serão distribuídas 20 fichas para possíveis doadores. Isso para agilizar e organizar as doações.
Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter mais de 18 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter dormido ao menos 6h nas últimas 24h.
Projeto Circulação
Conforme a Coordenadora do Hemocentro de Santa Maria, Carla Coelho, o mutirão é uma parceria entre o Hemocentro e o Projeto Circulação da UFSM e já acontece há 4 anos. São feitas duas coletas por ano no Restaurante, e o objetivo é a divulgação e a conscientização sobre a importância da doação. A média é de 120 bolsas de sangue coletadas em cada mutirão.
Fazem parte do projeto 11 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da instituição, dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Agronomia, Engenharia Civil, Comunicação Social, Ciências Sociais Aplicadas, Física, Biologia, Matemática, Ciências da Computação e Sistemas da Informação.