A Vigilância em Saúde de Santa Maria vai investigar a suspeita de um surto de virose na cidade. Desde sexta-feira, centenas de pessoas que procuraram o Pronto-Socorro do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e o Pronto-Atendimento do Patronato apresentaram vômito e diarreia, sintomas que podem indicar gastroenterite viral.
No Hospital de Caridade, 80 funcionários apresentaram sintomas e 62 deles foram afastados do trabalho no final de semana. Além disso, segundo a médica Isabel Castro Lotti, responsável pela Medicina do Trabalho do hospital, dos 190 pacientes atendidos no Pronto Socorro durante o feriado de Finados, pelo menos 60 pessoas apresentaram os sintomas.
Conforme a diretora executiva do Caridade, Ângela Maria Perin, além dos exames laboratoriais para averiguar a causa da doença, foram recolhidas amostras da água servida na instituição. Os resultados das análises da água devem ficar prontos em 48 horas. Como medida de prevenção, o hospital interditou os bebedouros e orientou que a cozinha utilizasse somente água fervida. As dietas dos pacientes estão sendo todas cozidas.
Na Unidade de Pronto-Atendimento Municipal (UPA), que fica ao lado da Casa de Saúde, de 30 a 40% dos pacientes que procuraram a unidade durante o feriadão de Finados apresentaram diarreia, vômito, mal-estar, dor abdominal e no corpo. O mesmo aconteceu no Pronto-Atendimento do bairro Patronato: cerca de 80% dos pacientes que foram atendidos entre a noite de segunda-feira e a manhã de terça-feira apresentaram os mesmos sintomas.
A orientação geral dos médicos é que as pessoas higienizem adequadamente as mãos para evitar a contaminação e, caso já apresentem alguns sintomas, tomem água com mais frequência, para evitar a desidratação.