Na busca por eficiência, a Avianca aposenta nesta terça, dia 24, o último MK-28 (também conhecido como Fokker-100). Os 14 jatos desse modelo que chegaram a voar com as cores da companhia desde 2006 (quando ainda se chamava OceanAir) foram gradualmente substituídos por Airbus. O voo de despedida será no céu de São Paulo.
- O MK-28 fez um ótimo trabalho, mas em consumo de combustível, por exemplo, deixou de ser eficiente - afirma Tarcísio Gargioni, vice-presidente comercial e marketing da Avianca.
Adquiridos da American Airlines, os F-100 foram concebidos para operações em aeroportos regionais, principalmente. Com a troca de um avião de cem lugares por modelos A320, com 162 lugares, por exemplo, a companhia teve aumento 14% na oferta de assentos. A Avianca é a quarta em participação no mercado doméstico. Em setembro, obteve 10,4%, acima dos 9% de igual período do ano passado.
Desde julho, a Avianca integra a Star Alliance - aliança mundial com 27 companhias aéreas. O aumento de oferta e a entrada na aliança são apontadas por Gargioni como o motivo para a empresa manter o nível de ocupação, apesar de o mercado em retração.
O vice-presidente também comemora o salto no programa de fidelidade Amigo depois do ingresso na Star Alliance. Ao longo deste ano, foram agregados cerca de 1 milhão de participantes, somando agora 3,4 milhões.
- Entrando no Amigo, o passageiro ganha a possibilidade de voar em qualquer companhia participante da Star Alliance - acrescenta.
Com a renovação da frota, desde o início de agosto o voo Passo Fundo-Guarulhos (SP) é realizado com um A318. Assim, a oferta de assentos aumentou 20% - o novo avião tem 120 lugares. Além disso, a rota passou a ser diária, passando a operar no sábado também. Entre o perfil dos usuários, quase 60% dos passageiros da linha voam a negócios.
A Avianca pretende terminar o ano transportando 8,4 milhões de passageiros, número dentro planejado, com crescimento de 1,2 milhão sobre 2014. A frota de 41 aviões, entre A320, A321 e A318, é a mais nova do mercado, conforme Gargioni, com 4,5 anos de idade.
*Zero Hora