Quando o fogo foi dominado pelo homem, há mais de 50 mil anos, ele conseguia antever o surgimento do palito de fósforo? Ou do aquecimento global? As perguntas podem parecer absurdas quando o tema é a revolução e o futuro da comunicação, mas, para Peter Kronstrom, um especialista em futuros, as respostas estão conectadas.
No Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America, liderado pelo simpático dinamarquês, as mudanças no mercado de mídia, que se intensificaram com a popularização da internet nas últimas duas décadas, fazem parte de uma revolução do calibre do fogo e da roda.
- As três tecnologias com maior penetração da história humana são: o fogo, a roda e o smartphone. Só vimos o topo do iceberg a respeito do smartphone - disse Kronstrom em entrevista na tarde desta segunda-feira.
Semana ARP da Comunicação propõe criatividade para enfrentar a crise econômica
Após um passeio pela Serra ("adorei Bento Gonçalves e a cultura gaúcha", disse), Kronstrom desembarcou na Capital para fechar o primeiro dia da Semana ARP da Comunicação, tradicional evento da Associação Riograndense de Propaganda, que está discutindo os desafios do mercado até quinta-feira, na Casa Destemperados.
O futurólogo, que já trabalhou na Europa, nos EUA, na Austrália e na América do Sul, apresentou as tendências observadas no instituto para a comunicação, mas alertou que a confusão presente nos profissionais do mercado deve persistir por muitos anos. Não é por acaso, afinal, que o instituto usa o plural no seu nome.
- Estamos vendo uma reconfiguração da paisagem da mídia. Ninguém verdadeiramente sabe como vai ser a configuração amanhã - disse.
Dinamarquês prevê total integração
Ainda assim, Kronstrom avalia que algumas mudanças já são visíveis e podem ajudar as empresas a se reinventar para permanecer no mercado (veja no quadro ao lado). Uma delas é o fim da internet, que, segundo o dinamarquês, é um paciente terminal. Na verdade, o "fim" deve ser encarado como um novo estágio da rede. A conexão no universo digital será total e permanente a ponto de poupar o usuário da tarefa de entrar e sair da internet - ele estará dentro dela o tempo todo.
Esse conceito, também conhecido como Internet de Todas as Coisas, vai permitir uma intensa coleta de dados sobre os usuários, e a análise massiva dessas informações será um dos principais diferenciais competitivos das empresas do futuro.
Revolução é uma grande oportunidade
Hoje, a interpretação dessa enorme quantidade de dados é conhecida como big data. Mas, para Kronstrom, o conceito ainda está numa fase muito inicial.
- Parece sexo adolescente. Todo mundo fala que faz big data, mas ninguém realmente faz e todo mundo acha que os outros fazem muito melhor do que ele - brincou o especialista.
São desafios imensos para todas as empresas, destacou Kronstrom, e não apenas para o setor da comunicação. A única saída, para ele, é enxergar a revolução como uma grande oportunidade.
Quatro tendências para a mídia
1. Simplificação
Serviços que conseguirem facilitar a vida dos usuários tendem a ganhar destaque, segundo avaliação de Kronstrom. Como a informação é farta e disponível, o público vai buscar os serviços que ajudarem a reduzir o bombardeio de mídia.
2. Autenticidade
Num ambiente onde qualquer indivíduo pode ser um canal de conteúdo, com capacidade de atingir o público, as pessoas estão valorizando a comunicação autêntica, feita com sinceridade e que conversa com as pessoas em um nível de intimidade.
3. Internet onipresente
No futuro, o usuário vai estar sempre online, mesmo que não use um smartphone ou um computador. Os veículos e os eletrodomésticos, por exemplo, estarão conectados na rede por padrão, gerando dados sobre o usuário sem que ele perceba.
4. Muitos dados
O termo big data já está se tornando de uso comum nas empresas. Mas, de acordo com Kronstrom, ainda não estamos preparados para imaginar como será esse futuro onde dados massivos vão conseguir prever comportamentos.
Programe-se
O que: Semana ARP da Comunicação
Quando: até quinta-feira, dia 19
Onde: Casa Destemperados (Rua Marquês do Herval, 82, bairro Moinhos de Vento)
Inscrições: gratuitas, pelo site semanaarp.com.br