A Defensoria Pública constatou sobrepreço de 10% em média nos produtos do supermercado Nacional, da rede Wallmart, da rua Lobo da Costa, no Centro de Pelotas. Através de denúncias reunidas pela ONG SOS Consumidor Pelotas, o defensor Igor Menini flagrou o abuso: de 37 itens escolhidos aleatoriamente, 40% apresentou preço superior do que o exibido em etiquetas nas prateleiras. O quilo de uma marca de linguiça calabresa, por exemplo, estava anunciado por R$ 4,99 mas foi registrado no caixa a R$ 9. O estabelecimento foi notificado e tem até sexta-feira (20) para explicar o desajuste.
O teste foi registrado em vídeo na tarde de segunda-feira (16). Outras irregularidades foram constatadas no local, como a ausência de rótulos em garrafas de refrigerante. Um dos criadores da ONG que denunciou o caso, Thales Nizolli, afirma que as reclamações dos clientes não se restringem à unidade visitada. O defensor acredita que a cobrança ocorra de forma sistemática e vai vistoriar outros supermercados. "Fiquei chocado com o resultado. Testemunhamos dois idosos tendo que enfrentar essa situação", relata.
A gerência do supermercado Nacional da Lobo da Costa disse que a diferença dos preços foi um equívoco e um mutirão está reajustando os valores. No momento do teste, funcionários informaram que o cliente deveria "conferir o código de barras" de cada produto.