Depois do fechamento do posto do INSS de Faxinal do Soturno, na Região Central, o prefeito Volnei Savegnago foi a Brasília tentar reverter a decisão. Ele está na capital federal nesta terça-feira (10) e tem um encontro com representantes do INSS.
Como o fechamento do posto impacta todos os nove municípios da Quarta Colônia, estão com Savegnago a prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen, e o prefeito de Nova Palma, Adroaldo Santi. O posto foi fechado no final do mês.
Por meio de nota, o INSS esclareceu que as atividades realizadas no PREVCidade foram interrompidas após recomendação da Advocacia Geral da União. No local, a estrutura e os servidores eram forneceidos pela prefeitura, através de convênio. Neste caso, era indispensável o auxílio do Executivo, já que o INSS só conseguia disponibilizar um servidor, em três dias por semana, o que era insuficiente para suprir a demanda.
No entanto, conforme recomendação da AGU, aceita pelo Ministério do Planejamento, somente servidores do INSS podem prestar serviços à população no que se refere a benefícios previdenciários. Como alternativa, o INSS dispõe de canais remotos para informações e o agendamento de serviços: a Central Telefônica 135 e a página www.previdencia.gov.br.
Cerca de 400 pessoas eram atendidas por mês no local. Agora os moradores devem procurar a agência do INSS em Santa Maria, para onde foram deslocados os serviços e procedimentos iniciados em Faxinal do Soturno, inclusive para cumprimento de exigências e outras pendências.