Depois de dois anos sem uma ligação aérea para Porto Alegre, Uruguaiana voltou nesta terça-feira a ter um voo diário rumo à capital gaúcha. A rota é operada pela Azul de domingo a sexta-feira, com decolagem do aeroporto Salgado Filho às 11h52min e retorno da cidade da Fronteira Oeste às 14h42min.
A aterrissagem do turboélice ATR-72 600, com capacidade para 70 passageiros, às 16h25min na Capital, possibilita conexões para outras cidades do país.
A nova linha se tornou viável porque o governo gaúcho lançou um programa que reduz a alíquota de ICMS sobre o querosene em voos para o Interior. O benefício faz diferença porque o combustível representa 35% do custo operacional.
O benefício tributário é aberto às demais companhias. O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, presente no voo inaugural, calcula que em quatro meses o Estado começará a ter retorno da redução do imposto pelo aumento na venda.
- Vamos ganhar na escala (aumento no consumo de querosene) - disse Feltes.
Em terra, a prefeitura de Uruguaiana investiu R$ 60 mil no acesso ao aeroporto Ruben Berta e na pintura da pista. Além disso, a Associação Comercial e Industrial aplicou cerca de R$ 50 mil na reforma da área de embarque e desembarque, disse o prefeito Luiz Augusto Schneider, que vê no início da rota uma oportunidade para movimentar a economia municipal.
- Melhora muito a mobilidade. Em vez de uma longa viagem, agora em uma hora e meia se chega ao destino - disse o prefeito.
Para marcar o início do voo que cruza o Estado de leste a oeste, a Azul escalou dois pilotos gaúchos: o piloto Klaus Gebara Markus, nascido em Porto Alegre, e a primeira-oficial Patrícia Ramanauskas, natural de Alegrete, cidade a cerca de 140 quilômetros de Uruguaiana.
Comandante Klaus Marcus e primeira-oficial Patrícia Ramanauskas no voo de estreia
A ligação para a Fronteira Oeste faz parte do plano da Azul, que completará oito anos de operação em dezembro, de voar para polos econômicos no Estado. Já há operações em Caxias do Sul e Passo Fundo (ambas com voos para Campinas), Pelotas e Santa Maria (com ligação para Porto Alegre). No início de 2016, está previsto início da rota para Santo Ângelo.
Marcelo Flach viajou a convite da Azul