Cerca de 40 moradores do bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria, fecharam a Avenida Malmann Filho na tarde desta terça-feira. Eles se queixam que estão sem luz desde a madrugada de quinta-feira. Segundo os moradores, cerca de 200 casas nas ruas 14, 15 e Pintangueiras seguem sem luz. Por volta das 15h, os manifestantes colocaram fogo em pneus. A Brigada Militar acompanhou o protesto e os bombeiros foram até o local para controlar o fogo.
Vanderlei Valin, 68 anos, aposentado, mora com a filha, o genro e um neto de 3 anos. Ele desabafa sobre as dificuldades que a família tem enfrentado com a falta de luz:
- Não tem como dar mamadeira gelada para o meu neto com esse calor. A AES Sul está fazendo descaso, porque na Avenida a luz voltou desde sábado e nós, aqui perto, continuamos sem.
Moradores da localidade de Palma, em Santa Maria, estão sem luz desde a última quinta-feira e organizaram outro protesto nesta terça. Por volta das 10h30min, eles bloquearam novamente a VRS-804, a cerca de dois quilômetros de Palma. Esta é a segunda vez o trânsito é interrompido pela falta de luz. Na tarde de segunda, a manifestação durou cerca de seis horas.
Segundo os manifestantes, há dois postes caídos e um fio cortado que ainda não foram consertados. Eles prometem deixar o local somente quando o reparo for feito.
- Hoje eu já coloquei mais carne fora, não dá mais para ficar sem luz - relata a agricultora Mari Lúcia Milani Fontana, 49 anos.
Vento chega a 90km/h na manhã desta terça-feira e 9 mil estão sem luz em Santa Maria
No começo da tarde desta terça-feira, 9 mil pessoas permaneciam sem luz em Santa Maria. O número era de 4,7 mil, na segunda, mas quase dobrou em função do vento forte registrado nesta manhã.