No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 364 candidatos foram eliminados. Entre eles, 330 estavam portando equipamentos eletrônicos, se ausentaram antes do horário permitido de saída, utilizaram impressos durante a prova ou não atenderam orientações dos fiscais, entre outros motivos. As informações são da Rádio Gaúcha.
Os outros 34 eliminados portavam objetos inadequados identificados por detectores de metal. Com alguns desses, foram identificados pontos eletrônicos. A Polícia Federal abriu inquérito e está investigando. Além disso, uma pessoa foi eliminada por postar foto nas redes sociais de dentro do local de provas.
Em 19 locais, houve interrupção temporária de energia, mas o andamento das provas não foi comprometido. Também foram registrados durante o exame cinco emergências médicas e um óbito.
Segundo dia de provas
No domingo, os estudantes entram no mesmo horário nas salas: entre meio-dia e 13h, e a prova se inicia às 13h30min. Porém, eles terão uma hora a mais para resolver as questões. No total, serão cinco horas e meia para responder a 45 perguntas das provas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da elaboração da redação dissertativa-argumentativa.
Professores dão dicas para a segundo dia de provas do Enem
A redação deve ter até 30 linhas, e o tema do texto deve respeitar a situação-problema e contemplar os subsídios oferecidos pelo enunciado da prova. Após o fim das provas de ontem, os estudantes comentavam o que poderia ser questionado na redação de hoje.
- A revista do Enem falou bastante na crise hídrica, mas não sei se vai ser este tema, acho que não - disse a estudante Gicelle Martelli, 16 anos.
Gabarito
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgadas pelo MEC durante a próxima semana. O prazo é quarta-feira. Até lá, as respostas estarão disponíveis no site portal.inep.gov.br/enem. Mais adiante será divulgada a data quando os estudantes poderão acessar os resultados individuais do Enem 2015, informando CPF e senha de acesso.
Enquanto isso, os estudantes podem conferir o gabarito extraoficial elaborado por professores do cursinho pré-vestibular Universitário, de Porto Alegre, para a Zero Hora.