O furacão Joaquín, que se dirige para as ilhas Bermudas, aumentou de intensidade nestas últimas horas com ventos de até 250 km/h e passou para categoria 4 na escala Saffir-Simpson (até 5), informou neste sábado o Centro Nacional de Furacões (NHC).
O comunicado do NHC, no entanto, afirmou ainda que está previsto um enfraquecimento gradual do fenômeno nos próximos dois dias.
Por outro lado, a Guarda Costeira americana informou ter retomado as buscas de um cargueiro com 33 tripulantes a bordo e que estava perto das Bahamas quando alertou ter dificuldades pela passagem do furacão Joaquín.
Aviões foram enviados para tentar localizar o cargueiro El Faro, que realizava a rota de Jacksonville, Flórida (sudeste dos EUA), para Porto Rico.
O cargueiro enviou uma mensagem de satélite na manhã de quinta-feira alertado que havia perdido propulsão e que havia entrado água, embora a situação tenha sido controlada.
Joaquín é a 10ª tempestade da temporada de furacões do Atlântico, que começou em junho e termina em novembro.
Em agosto, a tempestade tropical Erika deixou 30 mortos e provocou muitos danos materiais na pequena ilha caribenha de Dominica.