A enxurrada afeta a rotina de muitas famílias, mas não provocou mudanças na programação de shows e remates da maioria das expofeiras que ocorre na região neste fim de semana. Apenas em Rosário do Sul as atrações culturais vão ser remarcadas para outra data, ainda a ser definida. Remates e feira de pequenos produtores continuam mantidos, pelo menos até a tarde desta sexta-feira.
Em São Gabriel, Júlio de Castilhos e Caçapava do Sul algumas das mais tradicionais feiras de primavera mantêm o que já estava previsto.
A despeito das chuvas, sindicatos rurais da região têm comemorado bons resultados nos remates. Em São Gabriel, as cabanhas estão atingindo recordes de comercialização a cada leilão. Na quinta-feira, o 6º Leilão Genética Reunida conferiu à cidade a maior média dentre os remates de primavera do Interior do Estado.
Em Júlio de Castilhos, os shows nacionais que devem atrair grande público, além da exposição comercial e de implementos agrícolas, estão mantidos. O único ponto indefinido, até a tarde de sexta-feira, era a programação das etapas dos campeonatos gaúchos de Velocar e Veloterra. Por enquanto, os eventos estavam mantidos. Na tarde deste sábado ocorre a Abertura Oficial do Plantio da Soja no Estado, com a presença do governador José Ivo Sartori.
Já em Rosário do Sul, a enchente do Rio Santa Maria, que está quatro metros acima do nível normal, impediu que a 66ª Exporosul ocorresse na sua plenitude. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Ayrton Marçal, as estradas interrompidas no interior do município estão dificultando o acesso dos produtores.
Na cidade, a chuva incessante dificultaria a realização da programação ao ar livre, que foi cancelada. Uma nova data deve ser marcada para a Gauderiada da Canção Nativa e demais atividades culturais.