O prazo para o fechamento dos primeiros contratos de empréstimo entre o Banrisul e hospitais filantrópicos é o final de outubro. E, se depender da expectativa do Piratini, o limite não será ultrapassado. A expectativa é que a portaria que autoriza as transações seja publicada na edição desta sexta-feira (23) do Diário Oficial do Estado. Ao todo, as instituições possuem dívidas de cerca de R$ 300 milhões devido à falta de repasses nos dois últimos anos.
Uma das principais reclamações dos hospitais era referente à solicitação, por parte do banco, de avalista para a liberação dos valores. Esse entrave foi contornado, de acordo com a Federação das Santas Casas do Estado. A entidade acredita que os primeiros contratos sejam assinados na próxima semana.
Os empréstimos serão concedidos a 180 hospitais filantrópicos. Os valores serão pagos pelo Estado a partir de janeiro de 2016, em 36 parcelas. Ao todo, o Rio Grande do Sul conta com 245 instituições presentes em 197 municípios. Elas atendem a 75% dos pacientes gaúchos que procuram atenção médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).