Após 21 dias em greve, as agências bancárias voltam a funcionar nesta terça-feira em horário normal de atendimento, das 11h às 16h.
Funcionários de bancos encerram greve no Estado
A decisão foi tomada após a assembleia desta segunda-feira, que terminou por volta das 22h:
- Acabamos voltando contrariados, porque a gente não concorda com a proposta do banco - declarou Claudenir Freitas, da coordenação do Sindicato dos Bancários de Santa Maria.
O reajuste proposto foi de 10% no salário e no Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de 14% de reajuste nos vales alimentação e refeição.
No dia 4 de novembro, deve ser assinado um acordo que prevê uma hora a mais de trabalho para os bancários. No entanto, essa hora será destinada para trabalho interno e não para atendimento ao público. A medida deve se estender até 15 de dezembro.
Com a normalização dos serviços nesta terça, o sinficato prevê movimento intenso nas agências pelo menos até sexta-feira. Desta forma, a orientação é que as pessoas que não tiverem pendências urgentes, deixem para procurar as agência na semana que vem.
- Embora a greve não afete tanto, pois há muita coisa que se faz pela internet ou autoatendimento, é claro que terá tumulto hoje. No primeiro dia da volta, todo mundo vai querer fazer algo que não fez durante a greve - explica Freitas.
A previsão é de que tanto bancos privados quanto públicos retornem os serviços nesta terça-feira.