A prefeitura de Canoas decretou situação de emergência nesta quinta-feira após o temporal que atinge o município desde a noite de quarta. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, 10 mil residências foram danificadas pelo granizo. Foram registrados 81 milímetros de chuva, mais de 70% do volume esperado para todo o mês de outubro, que é de 114 milímetros.
Na madrugada, 82 pessoas foram removidas de suas casas e acolhidas em duas escolas municipais.
Rodrigo Dimer teve o telhado da residência danificado pelo granizo em Canoas
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS
Os moradores que tiveram as residências danificadas podem retirar lonas nas quatro subprefeituras e na sede da Defesa Civil (rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças). Um caminhão com água potável abastece a população do bairro Niterói, um dos mais atingidos. O veículo ficará no estacionamento do Palácio dos Motoristas, localizado na esquina da rua Iraí com a BR-116. Os moradores que necessitarem, devem ir até o local.
Devido à falta de luz, foi necessário instalar geradores nas duas casas de bombas de Niterói, onde funcionam cinco motores.
O decreto assinado pelo prefeito Jairo Jorge facilita a liberação de verbas do Estado e União para a reconstrução dos prejuízos causados pelo temporal.
* Diário Gaúcho