Mais de uma semana após o temporal que causou destruição na Região Metropolitana e no Interior, pelo menos 5,8 mil clientes seguem sem luz no Estado. O número pode ser ainda maior, já que abrange apenas os clientes da CEEE e da RGE - a AES Sul não informou o total de imóveis com o serviço interrompido em sua área de concessão.
Na área da RGE há cerca de 5 mil clientes sem luz. Conforme a concessionária, a interrupção do serviço foi provocada pela chuva e pelas fortes rajadas de vento que antecederam o temporal da madrugada desta quinta-feira.
A CEEE é a companhia com menor número de pontos afetados. São 800 pontos sem luz, 600 na Região das Ilhas, em Porto Alegre, e 200 em Pelotas, no sul do Estado. Em ambos os casos, a energia foi desligada de forma preventiva em função dos alagamentos.
Conforme a AES Sul, na área de concessão da empresa não há mais grandes concentrações de clientes sem luz devido aos temporais. Os consertos das redes elétricas estão na fase final, restando atendimentos pontuais e até individuais.
Do dia 7 ao dia 21 foram 6 temporais com significativos danos na rede elétrica, que causaram interrupção no fornecimento de energia para aproximadamente 500 mil clientes da concessionária. Os temporais, com ventos acima de 130 km/h, granizo e chuva forte, atingiram os 118 municípios atendidos pela AES Sul. A empresa não divulgou o número de clientes desabastecidos na noite desta quinta-feira. No entanto, por volta das 14h desta quinta-feira, eram 10 mil consumidores sem energia elétrica.
Segundo a empresa, em alguns pontos o serviço foi desligado por segurança, pois muitas das construções danificadas não oferecem as condições adequadas para que a energia possa ser religada. Há exemplos assim em Novo Cabrais, Santiago, São Gabriel, Rio Pardo e Nova Santa Rita, entre outros municípios. Esses locais, conforme a concessionária, estão sendo periodicamente monitorados.
*Zero Hora