A previsão de chuva, que vinha assustando depois dos últimos temporais, é mais animadora agora. Segundo Morgana Almeida, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer instável na quarta-feira, com pancadas de chuvas e trovoadas. No entanto, a precipitação deve registrar, no máximo, entre 25mm e 30mm. Morgana afirma que o maior acumulado deve ser para o Norte do Estado, na fronteira com Santa Catarina.
Vento chega a 90km/h na manhã desta terça-feira em Santa Maria
- De quinta até sábado, o tempo fica mais aberto. Talvez, a chuva volte no domingo para Santa Maria. Até o final do mês, existe a possibilidade de temporais isolados, mas nada comparado ao início desse mês. Segundo os modelos, o quadro está bom, e a pior chuva já passou - afirma a meteorologista.
Ainda está sem luz? Saiba o que fazer
Segundo o Grupo de Modelagem Atmosférica de Santa Maria (Gruma) da UFSM, existe muito calor e umidade na superfície, mas, nos níveis acima da atmosfera, existe um ar ainda mais quente, o que diminui a instabilidade e inibe a precipitação.
Segundo o grupo, esse cenário é bastante variável, o que dificulta que as previsões se concretizem. Por isso, pode haver algum acumulado de chuva, mas, até a tarde desta terça-feira ontem, não era possível prever uma quantidade.
Ainda de acordo com o Gruma, uma frente fria passará pelo Estado, o que pode causar alguma precipitação, além de diminuir um pouco as temperaturas. Na quarta-feira, a mínima deve ser de 16°C, e máxima chega aos 26°C. Para a quinta, a mínima será de 15°C, e a máxima prevista é de 23°C.
Tempo
Acumulado de chuvas deve ser menor em Santa Maria
Segundo meteorologistas, a pior precipitação já foi registrada
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: