O Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Charqueadas condenou quatro dos sete adolescentes que respondem pelo assassinato de Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro Júnior, 17 anos, morto após ser cruelmente espancado na saída de uma festa, no dia 1º de agosto, no município da região Carbonífera. Dois adolescente foram absolvidos por falta de provas, e para o sétimo rapaz contra o qual o Ministério Público ofereceu representação (que equivale a denúncia de adultos) ainda não foi proferida sentença.
A sentença foi dada nesta sexta-feira. Para os quatro condenados, o juiz Francisco Morsch aplicou a medida socioeducativa de internação pelo prazo máximo, que é de até três anos. Ainda cabe recurso.
Imagens de câmera de segurança mostram agressões que resultaram na morte de jovem em Charqueadas
Envolvidos na morte de Ronei teriam espancado outros dois jovens em abril
De acordo com a advogada Rita Barcellos, que tem acompanhado a família de Ronei no caso, os pais do jovem receberam a notícia com tranquilidade:
- A Tatiane (Faleiro, mãe de Ronei Jr.) me disse que eles estavam bem cientes do que poderia acontecer. Que eles querem Justiça, mas também não querem que ocorra injustiça com os que não tivessem participação no fato - afirmou a advogada.
Justiça solta um dos sete adolescentes internados pela morte de jovem em Charqueadas
Um dos absolvidos é o adolescente que já havia sido libertado da internação provisória pela Justiça em decisão tomada na última quarta-feira. A medida atendeu pedido da defesa, e considerou que não há provas suficientes nos autos de que o adolescente libertado tenha participado do fato.
Os sete adolescentes haviam prestado depoimento no último dia 4. Na última segunda-feira, testemunhas de defesa e acusações foram ouvidas pela Justiça. Uma delas, que durante a condução do inquérito havia identificado para a polícia o adolescente libertado como um dos agressores, voltou atrás na audiência, e disse que apenas viu o rapaz próximo da entrada do Clube Tiradentes - local do crime -, longe da confusão.
Veja abaixo a entrevista concedida pelo pai do adolescente a ZH:
A polícia também havia apontado que o rapaz teria arremessado uma garrafa contra o carro do pai de Ronei Jr., que havia ido buscar o filho e um casal de amigos quando os quatro foram agredidos. A mesma testemunha também disse na audiência não ter visto perto do carro o adolescente em questão, que foi libertado e, agora, absolvido.
Nove adultos viram réus por morte de adolescente em Charqueadas
Nove adultos denunciados pelo MP são réus no processo e seguem presos preventivamente. O julgamento deles, que respondem pelos crimes de um homicídio e três tentativas triplamente qualificados (contra o pai de Ronei Jr. e um casal de amigos), formação de quadrilha e corrupção de menores, ainda deve demorar.
Em vídeo, confira o desabafo da mãe de Ronei:
No início do mês, uma caminhada silenciosa com cerca de 200 pessoas percorreu ruas do centro de Charqueadas para marcar um mês do assassinato de Ronei Jr. Vestindo camisetas brancas com mensagens de paz, os participantes caminharam em silêncio carregando faixas e cartazes em memória do adolescente. Após a marcha, que partiu da frente do Clube Tiradentes e foi até a Igreja Cristo Rei, foi celebrada uma missa em homenagem ao adolescente.
Cerca de 200 pessoas participaram de caminhada no dia em que morte de Ronei completou um mês (Foto: Adriana Franciosi)