A Região Metropolitana viveu as 24 horas de maior violência neste ano entre quarta e quinta-feira. Pelo menos 15 pessoas foram assassinadas nas mais variadas circunstâncias. Quando ainda se contabilizavam as mortes da noite e madrugada na Zona Sul da Porto Alegre, o dia começou com homicídios e incêndios de ônibus.
O início da tarde revelou que não haveria trégua. O pior caso veio de Alvorada. Três homens foram executados na Rua Otávio Rocha, Bairro Intersul. Dois deles morreram no local e um chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu. Segundo informações da Brigada Militar, o crime ocorreu em via pública e os mortos estavam desarmados quando foram surpreendidos pelos matadores.
A principal suspeita tem a ver com disputa relacionada ao tráfico de drogas, já que a poucos metros funcionaria um ponto de vendas. Moradores da região afirmam que a violência vem assustando nas últimas semanas. No mesmo local, por causa do tráfico, outra morte teria ocorrido semana passada.
Mapa mostra os locais dos assassinatos ocorridos entre o início da noite de quarta até a tarde desta quinta-feira:
As mortes na Cruzeiro, em Porto Alegre
Valério Ferraz da Rocha, 33 anos, morto com pelo menos 20 tiros na Rua Banco Inglês, às 18h30min de quarta-feira. Homem tinha antecedentes por roubo de veículos.
Felipe Goulart Jadovski encontrado morto a tiros na Rua Aracy de Azevedo José, por volta das 22h de quarta. Tinha antecedente por tráfico de drogas.
Natanael Costa Silveira morto em confronto com a Brigada Militar na Rua Octávio de Souza. No local, às 22h30min da quarta-feira, foram apreendidos um revólver .357, 58 buchas de cocaína e um carro roubado recuperado. Chegou a ser socorrido, mas morreu.
Às 23h de quarta, Wagner Luís Teixeira dos Santos, morto em tiroteio na Moab Caldas. Tinha antecedentes por tráfico e porte de arma.
Ronaldo de Lima, 18 anos, morto em ação da Brigada Militar no Buraco Quente, às 7h desta quinta. Tinha antecedentes por roubo a estabelecimento comercial e porte de arma.
Entenda a Vila Cruzeiro:
1 Vila Buraco Quente - É um reduto do tráfico de drogas independente do restante da Cruzeiro pelo seu posicionamento geográfico. Considerado pela polícia um dos pontos de maior concentração de armamentos da região.
2 Vila Tronco - As gangues V7 e Pantanal estão em conflito na região. Os V7 são considerados o braço armado da facção dos Conceição.
3 Dona Otília - Bando do traficante Felipinho, atualmente preso. Aliados da facção dos Conceição.
4 Vila Cantão - Região comandada por criminosos ligados à facção Os Manos, uma das mais perigosas e muito bem armada. Seria um dos redutos de aliados do traficante Xandi, morto este ano no Litoral.
Outras regiões de Porto Alegre
Um homem identificado como Altair de Vargas, 50 anos, foi linchado por volta 19h30min de quarta na Rua Pio X, Bairro Bom Jesus. Ele foi agredido a socos, pauladas e pedradas na sua casa. De acordo com testemunhas, o homem teria abusado de uma criança, o que provocou a reação de moradores. Altair chegou a ser levado ao Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu aos ferimentos.
Um homem identificado como José Carlos Bueno Corrêa foi morto a tiros por volta das 20h30min de quarta na Rua Padre Leonardi, Bairro Restinga. O caso é apurado pela 4ª DHPP.
Um homem com idade estimada entre 20 e 30 anos, foi morto a tiros, na tarde desta quinta-feira, na Rua Domingos José Poli, no Bairro Restinga, na Zona Sul da Capital. Ele não portava documentos e até o início da noite não havia sido identificado. Após balearem o homem, os criminosos tentaram atear fogo no corpo, porém, as chamas atingiram apenas parte da bermuda que ele vestia.
Um homem identificado como Vagner Nascimento da Silva, 23 anos, foi morto a tiros por volta das 11h30min de quinta-feira na Rua Jorge Pereira Nunes, Bairro Campo Novo, na Zona Sul de Porto Alegre. De acordo com testemunhas, Vagner teria sido levado ao local, um matagal, por homens em um carro e ali foi executado. Segundo a polícia, Vagner tinha antecedentes por tráfico de drogas. Ainda não há suspeitos do crime.
As mortes na Região Metropolitana
Um homem foi morto a tiros por um policial militar durante uma tentativa de assalto, por volta das 19h20min de quarta-feira. Crime ocorreu na Rua Estância Velha, Bairro Santo André, em São Leopoldo. O bandido, que teria tentado levar a moto do PM junto com um comparsa, não teve o nome divulgado pela polícia.
Milton Tovo foi encontrado morto a tiros por volta das 23h45min de quarta na Rua São Paulo, Bairro Santa Isabel, em Viamão. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios local.
Um homem ainda não identificado foi encontrado morto com diversos tiros e com as mãos amarradas às margens da Estrada Municipal, no Bairro Neópolis, em Gravataí, na madrugada desta quinta. De acordo com a Brigada Militar, moradores teriam acionado o policiamento depois de um tiroteio na região. A polícia ainda investiga as circunstâncias do crime.
* Diário Gaúcho